sábado, 30 de abril de 2011

Cinco mitos que você deve quebrar para ter melhores resultados nos exercícios

Muitos de nós somos vítimas de mitos ligados à malhação. Com tanta informação que ouvimos é realmente difícil saber o que funciona e porquê. Separamos 5 itens simples que você pode aplicar para aumentar o metabolismo, tirar o máximo de aproveitamento do seu treino e reduzir a fadiga.

Mito 1: Quanto mais longo o treino, melhor
Ao mesmo tempo em que é ótimo dedicarmos algumas horas para nossos treinos lembre-se que a qualidade é muito mais importante do que quantidade. Às vezes esquecemos que o nosso tempo na academia inclui conversar com amigos, esperar equipamentos e descansar entre os exercícios. Aproveite ao máximo o seu tempo com um bom planejamento (orientado por um profissional), inclua alguns exercícios que trabalham mais de um músculo, treine com a freqüência cardíaca elevada, e busque novos desafios. Lembre-se de manter em movimento!

Mito 2: Se eu me exercito posso comer de tudo
Provavelmente é um dos equívocos mais comuns sobre treinamento/alimentação. Esta lógica pode levar ao ganho de peso e em algumas ocasiões atrapalhar no seu desempenho durante os exercícios. Quando o exercício é uma maneira maravilhosa para compensar os momentos “pé-na-jaca” tudo bem, mas não devemos usar como desculpa para abusar no dia-a-dia. Procure um profissional da Nutrição para orientá-lo melhor e aperfeiçoar seus resultados.

Mito 3: Treinar com pesos pesados é melhor do que pesos leves
Utilizar pesos mais pesados são boas estratégias para quem quer ganhar massa muscular e força, e devem ser incluídos em uma rotina de treinamento de forma correta. É muito comum vermos as pessoas treinando com excesso de com pesos sem perceber que isso compromete a qualidade dos movimentos, pode gerar uma lesão articular ou um estresse muscular excessivo. Um dos fatores que mais compromete a recuperação dos músculos é a intensidade do treino: se ela for exagerada os músculos não conseguirão evoluir, ficarão mais lesionados e consequentemente irão comprometer seus resultados. Tente incorporar pesos leves com repetições altas para ver como seu corpo responde. Faça movimentos lentos, amplos e corretos sem sobrecarregar demais seu corpo.

Mito 4: Treinar com pesos é coisa para os homens!
Há muito tempo atrás, as mulheres pensaram que exercício aeróbico era a única maneira de perder peso. Felizmente, hoje sabemos que o desenvolvimento de massa magra (músculo) pode realmente aumentar o metabolismo. Além disso, com músculos mais fortes ajudam a combater a osteoporose, previnem lesões e ajudam a manter a saúde.

Mito 5: Manter a mesma rotina de treino é o ideal
Muitos acreditam que ter uma rotina de exercícios e cumpri-la é o ideal para obter resultados. Na verdade o ato rotineiro de fazer exercícios é muito bom, mas variar seu treino é uma forma perfeita de chegar mais rápido aos resultados e combater o tédio. Inclua atividades extras no seu programa tais como: nadar no mar, subir um morro, praticar algum esporte com amigos, aprender uma nova modalidade, etc. Além das quebras de rotina dentro da própria academia.

A ordem é: manter o corpo ativo, se alimentar bem, dormir e aproveitar o melhor da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário