segunda-feira, 9 de maio de 2011

Body Works: Fotografias do estranho mundo do fisiculturismo

As fotografias de Joaquim Ladefoged explorar o estranho mundo do fisiculturismo




Bíceps do Popeye, ondulação de seis blocos, e sobrenaturalmente tans escuro: essas pessoas bombeado-up formado por um concurso de fisiculturismo Scandinavian agitando fora de cada última gota de gordura. Mas mesmo que você admira o seu compromisso, é difícil não recuar em confusão em tais espécimes assexuada.

Foi essa reação - algo entre o respeito ea aversão - o que levou o fotógrafo dinamarquês Joachim Ladefoged para fotografar este pântano de hard-corpos. Ele tomou uma mistura de fotografia a preto e branco ea cores na Dinamarca Bodybuilding Championship em 2001 e de eventos semelhantes nos anos seguintes, underexposing os sujeitos a fazê-los parecer ainda mais escura. O resultado tira são montados em um livro, Espelho (o título uma homenagem ao narcisismo seus modelos "), a ser publicado ainda este ano.

"Para mim, pessoalmente, essas pessoas são estranhamente fotogênica", diz ele. "Musculação é como o teatro de várias maneiras O bronzeado. - Que eles usam para projetar sombras em seus músculos, para que eles possam ser identificados facilmente no palco - faz parecer assombroso, ou como eles são de outro planeta Esse é o caso. especialmente as mulheres, cujas mamas são falsas, curiosamente, a única maneira de distingui-los dos homens. Mas enquanto eu os encontrei terrível e fascinante, que era importante para mim não tem uma agenda. Pedi-lhes para não sorrir ou adotar qualquer posição específica, apenas para serem eles mesmos. E eu acho que eles estavam alguém feliz estava mostrando um interesse objetivo. "

Ladefoged está seguindo a tradição de uma série de outros fotógrafos. Robert Mapplethorpe famosa foto de Lisa Lyon, campeão das primeiras mulheres do mundo bodybuilding, em 1982 (e de fato, não era avesso a enquadrar o torso esculpido ímpar ao longo de sua carreira). Aqui, Ladefoged não tem dúvida de inspiração extraída de não um, mas vários. Sua obra fica entre a sensualidade de Richard Avedon e Helmut Newton, e ele tem o olho clínico de Diane Arbus.

Ladefoged descreve seu trabalho como "documentário de arte", embora ele explica que passava pouco tempo fui me familiarizando com seus súditos -, por vezes, apenas 30 segundos - antes de tomar seu retrato. Para ele, seu pacote de fotos mais massa muscular, se elas estão sozinhas, sem qualquer explicação escrita sobre quem são as pessoas e por que eles fazem o que fazem.

"Eu pensei que seus olhos contou uma história", acrescenta. "Eu li em alguns deles que, como um menino ou menina eles foram intimidados na escola. - Que talvez eles foram informados que estavam gordura, ou tinha um nariz" errado "ou parecia engraçado E então eu senti que talvez

estas pessoas pensaram que seria, então, mostrar os seus pares que poderia ter um corpo bonito. Eu acho que foi a insegurança que eu vi lá no fundo. Eu vi pessoas que gostava de se mostrar, para ir para a praia e colocar em exposição como grande seu corpo parecia. Às vezes eu senti que era o suficiente para fotografar apenas o rosto, mas em outros momentos eu pensei que todo o corpo foi interessante. "

A primeira vez que ele fotografou os atletas, que estava em um porão de espessura com o cheiro do suor e do óleo de cacau, os sujeitos utilizam para colocar um brilho em sua carne. Ele diz que foi então que ele percebeu que eles não eram somente esteticamente interessante - mas que não havia elementos intrigantes para seu esporte. Por exemplo, ele descobriu que seus corpos inflados superiores foram o resultado de extenuante regimes de treinamento. Estes meses de preparação frequentemente envolvidos antes de qualquer "encontro", incorporando muitos sacrifícios alimentares, incluindo a proibição de doces e alimentos gordurosos. Os concorrentes também se absteve de comer qualquer sal durante uma semana antes de ser julgado, porque o sal atrai a água, e é vital que seus músculos estão desidratados. Isso faz com que suas veias olhar mais proeminente.

Se isso não bastasse, um dia antes de uma competição que comem biscoitos de arroz e as bebidas energéticas que contenham vodka. O fotógrafo diz que os cookies "sugar as últimas gotas de água de seus músculos e do álcool faz o sangue correr mais rápido". Então, para rematar, cinco camadas de seu creme de bronzeamento escura deve ser espalhado em seus corpos para conseguir uma cor escura adequadamente (cada camada leva meia hora para aplicar). Isso seria bastante difícil de suportar se fosse uma profissão a tempo inteiro, mas essas pessoas são todos amadores, e que mantenha um dia de trabalho, como ser um instrutor de fitness ou um chef, ao mesmo tempo.

Ladefoged continua: "Eles sofrem muito efeito, se você tem uma paixão por ter grandes músculos que você ir até o fim Quando eu quis ser jogador de futebol quando eu era jovem, eu teria feito qualquer coisa para sair do campo.. . Gostaria de ter ido lá fora, analgésicos se eu precisava Algumas das pessoas que eu fotografei. - Eu estou certo disso. - têm algum tipo de problema de saúde que significa que têm de pôr em peso e alguns deles fazem-no porque comecei a treinar e ficar viciado a satisfação que dá-los:... de ir à academia todos os dias Se elas param de treinar, elas sentem que está faltando alguma coisa E isso é algo que pode se relacionar "

No início deste mês Ladefoged recebeu uma concessão do dinamarquês Film Institute para traduzir seu projeto em um documentário de imagens em movimento de arte, uma digressão europeia de fotos e trabalhos futuros está sendo planejado.

"Estou feliz pelo que fiz", ele conclui. "Com esse projeto eu senti um pouco culpado por algo sobre não fazer um pouco mais digna. Mas eu conheci um dos meus colegas e disse: você também tem que se divertir com o que você está fazendo. Para mim, foi mais como jogar com a fotografia. Tratava-se de contar uma história de uma forma fotográfica, não sobre como salvar o mundo ".

Logo abaixo seguem algumas das fotos de Joaquim Ladefoged:










Nenhum comentário:

Postar um comentário