terça-feira, 3 de maio de 2011

Creatina

Anvisa libera suplemento que aumenta massa muscular

Agência diz que consumo de creatina é restrito e defende dieta balanceada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou nesta terça-feira (27/04/2010), nova regulamentação de alimentos para atletas. Estão liberados suplementos de creatina e de cafeína no País





Uso de suplementos é restrito aos atletas profissionais


De acordo com recomendação da Agência, apenas atletas que praticam exercício físico de alta intensidade, com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso, devem consumir esse tipo de alimento, antes proibidos.


Já para suprir as necessidades nutricionais de quem pratica atividades físicas como forma de lazer, estética ou promoção da saúde, uma dieta saudável e balanceada é suficiente, segundo a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito e a gerente de Alimentos da Agência, Denise Resende. A regulamentação de alimentos para atletas ficou em Consulta Pública por 90 dias . No rótulo dos suplementos devem contar mensagens de alerta, como a proibição do consumo para gestantes e crianças.

Mas o que é Creatina?

A creatina é um peptídeo composto pelos aminoácidos Glicina, Arginina e Metionina, podendo ser sintetizada pelo corpo através destes componentes ou ser obtida através da ingestão, principalmente de carnes vermelhas e peixes em quantidades de aproximadamente 5 g/Kg destes alimentos. Após a absorção, a creatina pode ser encontrada nos músculos em forma de fosfato de creatina ou como creatina livre.
Resumindo, creatina é um suplemento usado principalmente por praticantes de musculação, e também por corredores de velocidade, pois sua formulação ajuda na força explosiva, muito interessante na musculação, pois, como a grande maioria dos homens algumas mulheres entram nas academias para ganhar massa muscular magra “hipertofia muscular” o uso dessa substância favorece a força explosiva e o aumento de massa. A creatina quando ingerida em doses recomendadas entra na célula muscular e favorece a hidratação celular, a célula muscular tem a sua capacidade de aproveitar melhor todos os nutrientes ampliada devido a creatina. É fato que o uso de algum whey protein e uma dieta balanceada ajuda e muito o ganho de massa muscular, mas vocês precisam ter muito cuidado, pois quando há retenção de liquido há uma sobrecarga de trabalho nos rins, então, quem tem qualquer tipo de complicação renal deve ficar fora dessa. Alerta dado, se forem utilizar, procurem um profissional qualificado e nunca, mas nunca abusem da creatina, como de nenhum outro suplemento, pois em excesso, até vitamina C faz mal á saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário