sábado, 14 de maio de 2011

Musculação na 3ª idade



Nos últimos anos, o número de freqüentadores de academias com mais de 40 anos aumentou consideravelmente, mas o que vem chamado atenção é a presença da terceira idade. Idosos com mais de 60 anos estão cada vez mais dividindo os espaços das salas de musculação com o público jovem. De maneira geral, os idosos procuram as academias para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade. Além de ajudar no controle de doenças cardiovasculares, diabetes e artrite, a MUSCULAÇÃO pode trazer benefícios como o aumento da densidade óssea, combatendo assim a osteoporose.

A perda de massa muscular começa por volta dos 25 anos, Até os 50 anos uma pessoa terá perdido cerca de 20% de massa muscular. Entre os 50 e os 80, as pessoas perdem cerca de metade da sua força e cerca de 40% da sua massa muscular.A perda de músculo leva a uma queda do metabolismo e, consequentemente, o ganho de peso sem ser por ingestão de muitas calorias.

A perda de massa muscular associada com o envelhecimento pode levar a um grande número de problemas onde pessoas mais idosas podem não ter a força necessária para atividades do cotidiano como, levantarem-se de uma cadeira ou fazer todas as atividades diárias necessárias para uma vida independente e de boa qualidade. A musculação é com certeza a única modalidade que pode prevenir esta perda de massa muscular. Até Agora, o treino de força tem sido o único método que se mostrou realmente efetivo em retardar este processo.

A combinação perfeita de exercícios é sempre formada por atividades aeróbicas e musculação.A perda de massa óssea é um dos grandes obstáculos do envelhecimento saudável, mas pode ser prevenida. O jovem tem, em média, até 30 anos de idade para otimizar o depósito de massa óssea no seu corpo. Para isso, é fundamental que faça musculação e evite hábitos como fumar e ingerir alcool.Estudos demostraram que homens e mulheres com 87 anos experimentaram um aumento de força de 90% ao fim de 10 semanas de treinamento com pesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário